Estratégia e Vantagens Competitivas

Sobre a Estratégia

A Gasmig concentra-se estrategicamente na distribuição de gás natural no Estado de Minas Gerais, onde suas operações e investimentos contínuos ao longo dos anos têm resultado em um ambiente robusto de geração de caixa e um potencial de crescimento significativo. Com uma visão de longo prazo, a empresa está comprometida em oferecer soluções eficientes e sustentáveis no setor de energia, aproveitando as oportunidades de expansão e fortalecendo sua posição como uma referência no mercado de gás natural em Minas Gerais. Em 2022, com mais de 1,5 mil km de rede instalada, a Companhia distribuiu 1,1 bilhões de m³ de gás natural para mais de 82 mil clientes localizados em 46 municípios.

O gás natural é o combustível que mais tem aumentado sua participação na matriz energética brasileira, passando de 6,5% para 13,3% de participação no período entre 2001 e 2021 de acordo com dados do Balanço Energético Nacional divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As perspectivas de consumo do gás natural no Brasil são positivas para os próximos anos, tanto por ser um combustível ambientalmente mais limpo, quanto pela expansão da rede promovida pelas empresas distribuidoras. Vale destacar que 53% da matriz energética nacional ainda depende de fontes fósseis passíveis de substituição por fontes menos poluentes. Projeções da EPE indicam que a demanda por gás natural deve atingir um volume de 126 milhões de m³/dia em 2032.

A Companhia está implementando os parâmetros definidos na segunda Revisão Tarifária Ordinária (RTO) realizada em 2021. Através da Resolução SEDE nº 21, de 27 de abril de 2022, foram estabelecidos os planos tarifários da Gasmig para o ciclo de 2022-2026. Essa revisão visa melhorar a eficiência e a sustentabilidade financeira da Companhia, proporcionando uma base sólida para a distribuição de gás natural em 2022. Os investimentos reconhecidos pelo regulador somam R$ 1 bilhão. Tais recursos serão empregados na ampliação e na otimização do uso do Sistema de Distribuição de Gás Natural, assim a Gasmig proverá atendimento a municípios que representam, hoje, aproximadamente 60% do PIB do Estado.

O desempenho da Gasmig e o crescimento esperado contribui para aumento do destaque da empresa no cenário energético nacional, aumentando a presença do gás na vida das pessoas e empresas de Minas Gerais.

Vantagens Competitivas

previsibilidade

Previsibilidade

Somos signatários de contrato de concessão para exploração dos serviços de distribuição de gás canalizado no estado de Minas Gerais, com vigência até 2053, com cláusulas que garantem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e remuneração do capital investido. Definimos as margens da Companhia a partir de revisões tarifárias quinquenais, com metodologia definida e com incentivo à eficiência operacional.

precificacao

Precificação

Possuímos tarifas específicas para distintos segmentos de mercado, com repasse integral dos custos e reajuste anual das margens pelo índice inflacionário definido no contrato de concessão. As tarifas são homologadas pelo órgão regulador e eventuais diferenças entre o custo homologado e o custo realizado são apuradas em uma conta gráfica, que é reajustada diariamente pela SELIC. Nossas tarifas buscam garantir a competitividade frente aos energéticos substitutos e contribui para a manutenção da eficiência operacional e a expansão da rede de distribuição de gás natural em Minas Gerais.

diversidade

Diversidade

Promovemos a diversidade, a igualdade e a inclusão com impacto significativo no nível de responsabilidade social e empowerment em toda nossa estrutura de negócios. Esse diferencial nos traz visões diversificadas que contribuem para o planejamento e execução da nossa estratégia.

mercado

Mercado

Atuamos em um mercado em expansão, que não só contribui para a substituição de combustíveis fósseis mais poluentes, uma vez que o gás natural permite a redução de emissões de CO2 e de outros poluentes, mas também contribui para melhoria da produtividade de clientes comerciais e industriais.

Pular para o conteúdo